Notícias

Caros Banheirenses e amigos da Baixa da Banheira, nos dias 25 e 27 de Maio celebramos mais um aniversário desta grande terra. Este ano e por proposta de Marcolino Fernandes e José de Brito Apolónia iremos relembrar a história de resistência e de luta pela liberdade da nossa terra.

A Baixa da Banheira sempre foi um exemplo na luta pela liberdade e democracia. Foram vários os banheirenses que foram presos e torturados por defenderem a democracia e melhores condições de vida para o povo português.

É este o legado que nos deixaram e é este o legado que queremos evocar, que queremos transmitir e que queremos imortalizar.

Apelamos a que juntem a nós e que festejemos a liberdade nos dias 25 e 27 de Maio.

No dia 25 de Maio pelas 21h na Galeria do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo terá lugar a abertura da Exposição “Resistência e Liberdade” de Marcolino Fernandes.
No dia 27 de Maio pelas 15h terá lugar a sessão alusiva ao aniversário da Vila da Baixa da Banheira que contará com um momento musical por Fast Eddie Nelson, a apresentação do livro de José de Brito de Apolónia “Resistência Anti-fascista na Baixa da Banheira – Preservar a Memória”, seguida da sessão solene que contará com a presença e intervenção dos representantes das autarquias. O encerramento será feito com a interpretação em violino por Salomé Cruz dos parabéns a você.

Participem, a Baixa da Banheira, ou melhor, a Vila da Baixa da Banheira, com as suas duas freguesias a Baixa da Banheira e Vale da Amoreira, somos nós!