A AIGAST é uma associação guineense foi criada por um grupo de cidadãos guineenses com o propósito de orientar, mediar e facilitar a resolução dos problemas e constrangimentos que ao país de acolhimento, neste caso Portugal.  

Este processo de apoio à legislação, levado a cabo na Freguesia do Vale da Amoreira, possibilitou a reinserção comunitária de muitos cidadãos que, por se encontrarem em situação irregular, não tinham qualquer proteção social.  

Foi registada como Associação via escritura no Cartório Nacional de Lisboa a 15 de Outubro de 2001, sendo promulgado via Diário da República a 11 de Fevereiro de 2002.

Atualmente, o trabalho da AIGAST é transversal a toda a comunidade imigrante residente no território do Vale da Amoreira, Baixa da Banheira, Quinta da Fonte da Prata e Moita, e tem como foco a área social, formação e saúde, assumindo como prioridade o apoio a famílias desestruturadas e com jovens em idade escolar. 

A AIGAST elege o trabalho junto dos jovens como essencial, promovendo a sua capacitação através da arte e formação. Tem ao longo dos últimos anos promovido e divulgado, mediante parcerias, diversas formações de média e longa duração; formação: cursos Educação e Formação para Adultos; RVCC; bem como "workshops" e seminários. 

Hoje em dia, a AIGAST desenvolve a sua atividade junto dos cidadãos provenientes dos mais diversos países, assumindo-se, por isso uma Associação Lusófona refletindo um mosaico multicultural e potenciando relações permanentes de diálogo intercultural. O papel da AIGAST tem vindo a intensificar-se gradualmente nas diversas áreas de intervenção junto da população. Tem organizado variado tipo de atividades como. A Festa do Dia de África, com presenças de todas outras associações.

Participa na vida da Freguesia de forma autónoma, com a organização de diversas atividades e em parceria com outros agentes locais que se realizaram na Freguesia. 

Morada: Mercado Municipal do Vale da Amoreira, Lote 8, Rua das Margaridas, 2835-240 Vale da Amoreira
Telefone: 212 022 132
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.