Criada por um grupo de apoiantes e associados do Sport Lisboa e Benfica aqui radicados, a que não foi estranho ao banheirense Alfredo Manuel Paiva Floriano, foi fundada em 23 de Março de 1998, a Casa do Benfica da Baixa da Banheira, que abriu a sua sede na Rua Alexandre Herculano nº39ª.

A Comissão Instaladora que lhe deu primeiramente corpo foi composta por: Carlos Alberto dos Santos Cardoso (Presidente), José Francisco Osório (Vice-Presidente), Fausto Rodrigues Marques (Director Administrativo), Adelino M. Pereira Marques (Director Financeiro), Joaquim Rendeiro Gomes (Director Act. Cult.) e Miguel Baião dos Santos (Director Act. Sociais e Desportivas).

Em 27 de Março de 1998, foi registado no Cartório Notarial da Baixa da Banheira, tendo como subscritores, Carlos Alberto dos Santos Cardoso, Adelino M. Pereira Marques, Miguel Baião dos Santos e José Francisco Osório. No art.3º dos estatutos refere os seus fins: “…tem por objectivo a divulgação, promoção, prática, organização e direção de atividades recreativas, sociais, culturais e desportivas. No âmbito da ligação emblemática ao Sport Lisboa e Benfica são objectivos da Casa do Benfica da Baixa da Banheira, conforme o art.4º: “1º Promover a defesa do bom nome, prestígio e interesse do Sport Lisboa e Benfica; 2º Contribuir localmente para as boas relações do Sport Lisboa e Benfica com outros clubes desportivos e demais entidades; 3º Fomentar o benfiquismo, inclusivamente no âmbito da captação de sócios para o Sport Lisboa e Benfica; 4º Manter a mais estreita colaboração e solidariedade com o Sport Lisboa e Benfica, com respeito pelos estatutos, regulamentos e deliberações pertinentes.” Adoptou como símbolo o emblema do Sport Lisboa e Benfica, mas porque se trata de uma associação totalmente independente daquele clube não necessita que os seus dirigentes sejam ratificados por qualquer dos órgãos do SLB.

Apesar da sua recente formação a Casa do Benfica da Baixa da Banheira já mantém uma atividade cultural e desportiva notória, com relevo para a patinagem.
A modalidade que abriu a atividade desportiva na associação foi o futebol de salão, vocacionado para as camadas jovens, ainda em tempos de comissão instaladora. Com a legalização do clube foi criada a seção de futebol, que integrou toda a prática futebolística. Inscritos na Federação Portuguesa de Futebol de Salão disputam o Campeonato Nacional na época 1999/2001. No ano seguinte, alcançam um sexto lugar e ascendem à 1ª Divisão Nacional. A modalidade seguinte foi a pesca desportiva, através da realização do Concurso de Pesca Desportiva da Casa do Benfica, na Avenida da Praia, Barreiro. Aberto a todos os participantes, o Concurso já vai na 3ª Edição.

O hóquei em patins nasceu com a deslocação de cerca de 10 atletas da Quimigal que encontraram algum acolhimento na Casa do Benfica da Baixa da Banheira. A fundação da Escola de Patinagem e Hóquei em Patins da Casa do Benfica da Baixa da Banheira data de 5 de Julho de 1999 com a finalidade de implementar a modalidade do Hóquei em Patins no Concelho da Moita, uma vez que os seus fundadores verificaram que a maioria dos jovens atletas que constituíam as outras equipas serem jovens nascidos e residentes no nosso Concelho. Daí a fundação desta Escola para cativar estes jovens a praticarem a modalidade no seu Concelho e representá-lo. Atualmente, são mais de 200 jovens entre classes de infantis, iniciados e juvenis, dos 11 ao 16 aos de idade, na Escola de Patinagem e Hóquei. Sem espaço próprio treinam na Escola D. João II, Baixa da Banheira. Os jogos referentes aos campeonatos associativos e nacionais de hóquei em patins são disputados no Pavilhão Municipal do Seixal Futebol Clube.

Recentemente, a equipa de hóquei em patins de iniciados venceu o Torneio Internacional de Castro Verde. Ao sucesso do coletivo do hóquei da Casa do Benfica da Baixa da Banheira, não foi alheio, o selecionador regional da Associação de Patinagem de Setúbal que convocou o atleta Ruben Santos, patinador na categoria de Infantil-B.

Desde 1999 dinamizam o futebol em veteranos. Em 2001 deram início ao futebol de salão, com a criação de duas equipas de escalão feminino. A apresentação das equipas decorreu no Torneio Quadrangular Feminino, organizado pela Casa do Benfica da Baixa da Banheira, Grupo Desportivo Quinta do Facho e Centro Comunitário “A Paragem”, integrado nas comemorações do 25 de Abril de 2001.

Participam na Assembleia dos Organismos Populares de Base, em 1997, e assiduamente, desde a fundação, nas comemorações do 25 de Abril, com iniciativas várias. Em 2001 organizaram um espetáculo musical, no Fórum Cultural, com Francisco Naia, Orfeão do Sport Lisboa e Benfica e os Pimpolhos do CRIVA. Outras das iniciativas de sucesso da Casa do Benfica foi, o 1º Encontro de Organistas e Acordeonistas, que decorreu na cave da Igreja da Baixa da Banheira, em Novembro de 2000, com a participação de 39 artistas, oriundos desde o Minho ao Algarve. Por altura dos santos populares levam a efeitos, com muito sucesso bailes na praceta Karl Marx nas comemorações do aniversário do clube têm organizado para os sócios mais jovens concursos de desenho e gincana de bicicleta, em frente à sede.
A organização de excursões, em autocarro, para acompanhar o percurso desportivo do Sport Lisboa e Benfica, é outra das iniciativas de sucesso da Casa do Benfica da Baixa da Banheira.

Os atuais corpos gerentes da Casa do Benfica da Baixa da Banheira – Nº102, são constituídos por Fausto Marques (Presidente da Assembleia Geral), Joaquim Arroteia (Vice-Presidente), Edgar Marques (1º Secretário), Carlos Cardoso (Presidente da Direção), Rui Monteiro (Vice-Presidente), Carlos Soares (Diret. Administ.), Joaquim Silva (Dir. Inst. Equip.), Carlos Adalberto (Diret. Desportivo), Abílio C. Pereira (Diret. Cultural), Manuel Santos (Diret. Suplent.), Manuel Paixão (Presid. Conselho Fiscal), José Osório (Vice-Presidente), Cátia Morais (Relator) e José Madeira (Secretário).

Morada: Rua Alexandre Herculano nº 39 A, 2835 Baixa da Banheira
Telefone: 210 822 677
Fax: 210 822 675
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.