O 1º clube do Vale da Amoreira, o Grupo Desportivo e Recreativo Portugal, nasceu da fusão de 2 equipas de futebol, formadas por iniciativa de alguns moradores que gostavam de jogar futebol.

A primeira que surgiu foi "Os Merengues", cujo equipamento era camisola azul e calção branco, surgiu seguidamente outra equipa "Os Académicos", que jogavam de camisola amarela e calção preto, diz-se com o propósito de fazer "oposição" aos "Merengues", pois todos aqueles que gostavam de jogar futebol não conseguiram entrar na primeira equipa. Estas equipas chegaram a defrontar-se no campo.

É pela ação da extinção destas duas equipas que eram fervorosas rivais, que surge a ideia de que, só através da convergência de vontades poderia existir um clube, que para além da parte desportiva, associasse a parte recreativa.

Nasceu, assim, o G.D.R. Portugal. Contaram com o apoio, desde logo, de um homem da Terra, o Sr. Manuel (do Café "O MANEL"), que emprestou o armazém do seu café, para a 1ª reunião, de onde resultou a comissão, que tinha por missão elaborar o projeto da coletividade, que depois tomou o nome de G.D.R. Portugal.

Foi decidido na primeira Assembleia Geral realizada no refeitório de uma empresa que à data tinha finalizado obras na Freguesia, para além do nome, as cores do clube, que seriam o branco e vermelho. A legalização do clube ocorre logo a seguir, a 6 de janeiro de 1977, tendo sido registada como data da sua fundação, o dia 14 de novembro de 1976.

Morada: Avenida José Almada Negreiros, 2835-254 Vale da Amoreira
Telefone: 212 023 289 (geral) \ 212 048 074
Fax: 212 048 074
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Blog: gdrp1976.blogspot.pt
Facebook: www.facebook.com/Grupo-Desportivo-e-Recreativo-Portugal-1344042655679442